A importância de promover a comunicação entre as áreas

O que é interessante sobre a comunicação interna em uma organização é que quase todos concordam que ela precisa ser melhorada. Um estudo da Queens University of Charlotte, EUA, mostrou que 3 em cada 4 empregadores classificam o trabalho em equipe e a colaboração como “muito importantes”, e que 39% dos funcionários acreditam que seus colegas de trabalho não colaboram o suficiente.

Outra pesquisa mostra que duas em cada três pessoas acreditam que a comunicação entre os departamentos em suas empresas é falha. Inevitavelmente, isso resulta em uma redução na qualidade dos produtos e serviços prestados pela organização.

Enquanto todos estão ocupados com suas tarefas, informações importantes deixam de ser compartilhadas e a produtividade é afetada negativamente. A simples separação física dos departamentos já aumenta a dificuldade de uma comunicação eficaz. Mesmo que haja bons exemplos de equipes que trabalham remotamente, esse é um modelo que pode não servir para todos.

Em inglês, existe o termo office tribalism, que significa escritório tribalista, e que vem sendo fortemente combatido pelos gestores das organizações. Essa definição de tipo de escritório se refere ao fato antropológico de que as pessoas tendem a se identificar com o grupo ao qual pertencem. Se uma pessoa está focada apenas em seu departamento (tribo moderna), ela dificilmente irá colaborar efetivamente com os outros.

Outra vantagem de incentivar a integração entre áreas é que isso promove a desconstrução de estereótipos. Você provavelmente já ouviu alguma piada ou até um comentário sério que se baseia na ideia de que os desenvolvedores são os nerds da empresa que não se importam com nada além do seu código. Tais estereótipos ajudam a tornar a comunicação entre os departamentos ainda mais complicada.

A má comunicação entre os departamentos afetará a produtividade de todos os funcionários da empresa e, consequentemente, o produto ou serviço final entregue aos clientes. Já falamos aqui no blog da importância da transparência em todos os níveis de uma organização, e que existem ferramentas digitais que podem auxiliar no alcance desse objetivo.

Um software de gestão de processos contribui para que os colaboradores tenham uma visão macro das operações que eles executam. E se uma dessas operações for exatamente a comunicação com as outras áreas? Isso promoveria o compartilhamento de informações na maior escala possível. Uma forma de fazer isso é setar, como parte obrigatória de um processo que envolva outra área, a apuração de quais informações o outro departamento em questão precisa ter para dar andamento ao projeto. Esta tarefa diminuirá o risco de falhas nos projetos por falta de informações e aumentará a qualidade do produto ou serviço final.

Leave a Comment