View Post

Governança corporativa, conformidade e compliance: qual a diferença?

É muito comum (e confuso) às empresas que estão dando seus primeiros passos no universo de regulamentos e riscos pesquisar a solução adequada para sua organização, a começar pelo excesso de terminologias: afinal, minha empresa precisa de uma solução de governança corporativa, de compliance ou conformidade? Ou dos três? São complementos ou diferentes formas de dizer a mesma coisa? Para …

View Post

Planilhas podem fazer muita coisa, mas não podem gerenciar um projeto

As planilhas são onipresentes. Objeto de forte confiança por parte das organizações, são constantemente utilizadas para gerenciar dados e tomar decisões críticas de negócios. Elas são uma excelente ferramenta para análise de dados, o problema é quando sua utilização é estendida a muito além do seu território de origem, como o gerenciamento de projetos, por exemplo. A seguir, quatro razões …

View Post

As perguntas de entrevista para realmente conhecer um candidato

O candidato memorizou cada ponto a ser salientado em seu currículo e tem seu portfólio completo na ponta da língua. Ensaiou inúmeras vezes o texto em que explica quais são seus pontos fortes e fracos e elaborou uma resposta poética para quando lhe perguntarem onde ele se vê daqui a 5 anos. Mas será que ele está preparado para responder …

View Post

6 erros comuns no gerenciamento de projetos

O trabalho de um gerente de projetos não é simples: são muitas tarefas a serem realizadas e conferidas e uma equipe a ser liderada. É comum – e até esperado – que novos gerentes de projeto cometam erros. No entanto, alguns deles podem ser evitados e a tecnologia é uma importante aliada nesse fator. Por isso, aqui estão os seis …

View Post

Gestão de custo: o que você precisa saber

O gerenciamento de custos é uma das tarefas fundamentais e ainda sim mais desafiadoras no gerenciamento de um projeto, dadas as tantas incertezas comuns em projetos. A capacidade de elaborar um orçamento preciso é uma habilidade essencial para um gerente de projeto. Ela pode ser uma tarefa assustadora, mas uma vez criado um orçamento certeiro, a mesma abordagem pode ser …

View Post

6 regras de ouro para gerenciar os riscos de um projeto

Os benefícios de lidar com os eventos incertos do projeto de forma pró-ativa são enormes. Além de minimizar o impacto das ameaças, as oportunidades que surgem são melhores aproveitadas. Isso afeta positivamente o prazo da entrega, o orçamento e os resultados de qualidade que o projeto exige. Além disso, os membros da equipe responsável pela execução do projeto não terão …

View Post

A importância de promover a comunicação entre as áreas

O que é interessante sobre a comunicação interna em uma organização é que quase todos concordam que ela precisa ser melhorada. Um estudo da Queens University of Charlotte, EUA, mostrou que 3 em cada 4 empregadores classificam o trabalho em equipe e a colaboração como “muito importantes”, e que 39% dos funcionários acreditam que seus colegas de trabalho não colaboram …

View Post

Como realmente utilizar a análise SWOT

A análise SWOT é uma ferramenta de planejamento estratégico utilizada dentro das empresas para identificar e compreender os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças que afetam um negócio, um projeto ou até um colaborador. A análise SWOT é muito conhecida, porém superficialmente. Isso porque ela é majoritariamente dividida em duas fases: a captação de informações e a análise dessas informações, …

View Post

Por que pessoas e empresas resistem a novas tecnologias?

A inovação tecnológica é frequentemente admirada por possibilitar o desenvolvimento e a superação de grandes desafios, estimular o crescimento econômico e impulsionar sociedades. No entanto, algumas inovações costumam enfrentar dificuldades em sua implementação. Ao longo da história, são diversos os casos de proibição estatal de novas tecnologias – mesmo aquelas que, após liberadas, trouxeram benefícios às sociedades. Considere a imprensa. …

View Post

Em tempos de Geração Y, por que automatizar processos se tornou tão importante?

A vida moderna gira em torno da Internet. E isso faz com que a Web seja uma ferramenta indispensável. Pense nas tarefas rotineiras suas e de todo seu escritório por um momento: quantas são constituídas por tarefas repetitivas e trabalho “braçal”? Enviar e-mails, preencher planilhas, elaborar e organizar apresentações com os indicadores – a lista deve ser grande, e o …