Como realmente utilizar a análise SWOT

A análise SWOT é uma ferramenta de planejamento estratégico utilizada dentro das empresas para identificar e compreender os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças que afetam um negócio, um projeto ou até um colaborador.

A análise SWOT é muito conhecida, porém superficialmente. Isso porque ela é majoritariamente dividida em duas fases: a captação de informações e a análise dessas informações, e é comum que a segunda fase seja ignorada – ou pelo menos feita de forma incompleta.

Mesmo a análise sendo exclusiva e com informações próprias para cada organização, há uma série de indicações que podem ser feitas para melhorar a qualidade da sua SWOT:

  • Use a análise SWOT para identificar onde você está agora e onde você deseja estar no futuro;
  • Seja realista sobre seus pontos fortes e fracos;
  • Seja específico: incluia apenas pontos-chave e questões relevantes;
  • Relacione os pontos fortes e fracos com fatores críticos de sucesso;
  • Sempre visam a afirmar os pontos fortes e fracos em termos competitivos,
  • Organize os pontos em ordem de importância
  • Seja breve – não é necessária mais do que uma página.

Pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças

Pontos fortes e fracos são internos, específicos da organização e são controláveis. Já as oportunidades e ameaças são forças externas incontroláveis que agem sobre a organização.

Um brainstorm em grupo, seguido de uma filtragem, é a forma mais adequada de definir quais os pontos de cada categoria que posteriormente serão analisados. Certifique-se que serão escolhidos os pontos-chaves e que eles são apoiados com evidências.

É comum que haja maior dificuldade em identificar as oportunidades e ameaças. Algumas são universais, como o momento econômico do país, o nível da concorrência, mudanças no ambiente político e econômico, novos desenvolvimentos tecnológicos, mudanças demográficas e até ambientais.

A Análise das informações

O próximo é o mais importante e o motivo de todo o exercício: obter respostas conscientes a respeito do cenário atual da organização. As seguintes perguntas devem ser respondidas:

Como você usa seus pontos fortes para aproveitar as oportunidades?
Como superar as fraquezas que o impedem de aproveitar as oportunidades?
Como seus pontos fortes podem reduzir a probabilidade de ameaças?
O que você pode fazer a respeito de suas fraquezas para tornar as ameaças menos prováveis?

Agora que você já conhece as forças externas com as quais está e estará lidando e como enfrentá-las, use sua compreensão das implicações para desenvolver um plano de ação.

Leave a Comment